O ser humano pratica o comércio desde os primórdios da humanidade. Comprar e vender são práticas comuns a quase todas as culturas existentes. Comprar é, sobretudo, um ato de confiança das duas partes, tanto o vendedor quanto o comprador confiam que vão receber o acordado. Com a revenda de veículos não é diferente. Muitas vezes, o segredo que leva uma loja a zerar o estoque de carros é muito mais simples do que parece.
Mas o que diferencia uma grande loja de carros de uma comum? É possível responder a essa pergunta com apenas uma palavra: informação. Esta que é considerada por muitos como um dos elementos mais importantes do nosso tempo. Hoje boa parte dos clientes tem acesso a smartphones e praticamente todos eles acessam diariamente a internet. Com tanta informação o comprador hoje chega a loja de carros muito mais seguro a respeito do veículo que ele quer do que há 20 anos e ao mesmo tempo o revendedor passa a ter uma responsabilidade muito maior na forma como ele trata e apresenta as informações do veículo em questão.
Não basta saber, apenas, sobre o consumo de gasolina por quilometragem, é necessário conhecer o perfil do cliente e mais ainda dar a ele segurança de que o veiculo que você está revendendo a ele é mais seguro e mais confiável que o da concorrência. Para te ajudar na venda e na revenda separamos três dicas que vão ajudar a transformar o seu estoque de carros comum em um verdadeiro estoque de carros vendedor:
1. Analise o histórico de vendas
Saber com quem você está fazendo negócio pode evitar diversos transtornos, por isso é sempre bom prestar atenção antes de fazer uma compra pensando em revender. É preciso ter em mente de que o carro será passado a um terceiro, mas os problemas que esse terceiro tiver podem vir a impactar diretamente na sua loja de carros, seja através de problemas com a justiça ou da perda de credibilidade com outros possíveis compradores.
Saber dados a respeito do comprador, histórico de vendas, problemas com outros revendedores e etc. é obrigatório para quem quer evitar fazer um negócio as escuras e ficar menos inseguro quanto ao estoque de carros que pretende revender.
2. Acompanhe as estatísticas de mercado
O mercado de revenda de veículos é instável e os preços do segmento automotivo costumam flutuar de acordo com a situação da economia. Informar-se a respeito das eventuais variações do setor pode ser uma prática saudável para qualquer um que tenha uma loja de carros ou seja especialista em revenda de veículos, pois é a partir dos números apresentados pela imprensa especializada que ele vai ter uma noção exata de como se posicionar com relação aos preços. Conseguir prever os movimentos do setor é um diferencial em tanto em um segmento tão sujeito a variação de preços. O diferencial entre um veículo e outro pode se mostrar determinante nessas horas.
3. Transforme o histórico da vida do veículo em argumento
Comprar e vender é uma relação que envolve confiança, mas que também exige profissionalismo de ambas as partes. Quem pretende entrar no ramo de revenda de veículos tem que estar certo dos carros que pretende ter em mãos e para isso vale utilizar de todas as ferramentas disponíveis no mercado. Saber a respeito das modificações que eventualmente foram feitas, da situação jurídica do carro, além de uma vistoria minuciosa no veículo pode evitar dores de cabeça no futuro, além de fortalecerem a confiança na hora da revenda.
Por fim é importante se certificar de todos os mínimos detalhes da venda. Ser perfeccionista nessas horas ajuda a não ‘trocar gato por lebre’ e a consolidar o nome no mercado. Quanto mais segurança você tiver nos dados do seu estoque maiores vão ser as possibilidades de que o cliente também confie nele e consequentemente acabe o transformando em um verdadeiro ‘estoque vendedor’.
E você já teve algum problema com compra ou revenda de veículos? Tem uma loja e já passou aperto com algum vendedor?