Vários negócios tradicionais têm se beneficiado das facilidades e da conectividade que a internet nos oferece nos dias de hoje.
Há várias formas de utilizar os canais online para impulsionar os resultados, e o mercado automotivo é um dos que mais têm a ganhar quando se explora o ambiente digital. Por isso, vamos ver algumas ideias consistentes e já consolidadas de como usar a internet a favor da sua concessionária ou revenda de veículos, reforçando a reputação do seu estabelecimento e multiplicando as vendas com qualidade e custo relativamente baixo.
Comece higienizando a sua marca na web
A primeira coisa que você vai perceber quando começar a atuar com a sua loja de carros na web é que, mesmo não tendo feito nada antes, a sua marca já está lá. Podem ser perfis antigos em redes sociais criados por colaboradores, tentativas abandonadas de blogs, sites obsoletos, além de reclamações ou menções negativas sobre os seus produtos, serviços, atendimento e muito mais.
Utilize a busca do Google para identificar todo esse material que mais atrapalha do que ajuda, e elimine tudo que for possível. Procure também por reclamações e comentários em sites como o Reclame Aqui, e resolva tudo que estiver pendente.
Não se esqueça de manter um site eficiente e atualizado, pois ele é a sua principal base de atuação na internet. Nele é que os visitantes vão procurar os seus carros para comparar com os da concorrência, e é lá que você obtém o contato desses possíveis compradores.
Já nas redes sociais, se houver alguma menção ou comentário em perfis já existentes, responda a tudo e não deixe nada em aberto. O mais importante é preparar a reputação do seu estabelecimento para começar o trabalho de divulgação com o mínimo de menções negativas sem resposta, o que nós chamamos de “tratamento”.
Prepare o seu site
Como foi dito acima, o seu site é a sua casa na internet. Certifique-se que os filtros do box de busca avançada funcionam bem e que os dados dos veículos estão completos. As fotos também precisam estar muito boas, equilibrando sentimento e função, permitindo ao potencial comprador ver as características do veículo e imaginar-se na direção. E, acredite, isso é cada dia mais forte no setor automotivo – o processo de compra começa em casa, o chamado “home-buying online” -, ou seja, apresentar os seus anúncios com fotos de qualidade poderá ser uma das diferenças fundamentais entre o seu carro e o outro do lojista ao lado. Fotos e vídeos controlam a web e você precisa deles para alavancar o recebimento de propostas de compra no seu site.
Além de bonito e funcional, o seu site deve estar otimizado para aparecer bem colocado nos resultados de busca. Recorra a um profissional de SEO ou uma agência, mas se você não conhece o bastante para saber se está tudo bem, entre em contato com a Central de Atendimento da Vericar que te indicaremos bons profissionais.
Incentive o usuário a cadastrar-se para receber novidades por e-mail, e se possível peça nome completo e telefone. Essa é uma excelente forma de obter contatos de clientes que podem ser abordados em alguma ação de vendas.
Vá para as redes sociais
Crie páginas e perfis da sua loja em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Customize tudo com belas imagens e com a sua marca, publique ofertas de carros em destaque, informações úteis para os clientes e consumidores em geral, e o mais importante: responda a todas as interações, sendo rápido (no mesmo dia, se possível) e cordial.
O Instagram, por exemplo, está crescendo muito rapidamente, aumentando sua base de usuários ativos em mais de 25% nos últimos meses – e com os millennials (pessoas nascidas após o ano de 1980) compondo a grande massa. E depois que o Instagram foi vendido para o Facebook, ter uma estratégia de cross-posting entre as duas redes sociais será extremamente eficaz para sua loja, aumentando o alcance das suas postagens.
Capriche no português, pois erros gramaticais irão denegrir a imagem do seu estabelecimento. E, claro, mantenha a página sempre atualizada!
Anuncie online
Já ouviu falar de links patrocinados? São aqueles anúncios que aparecem nas páginas de resultados de sites de buscas, como o Google. Eles são excelentes ferramentas para encontrar o público qualificado no momento exato em que a busca por um veículo acontece, o que pode render muitas oportunidades de venda para a sua loja.
E a última dica é: fique sempre ligado nos assuntos que trazemos semanalmente aqui para o Blog, pois assim você fica sabendo ainda mais sobre técnicas e boas práticas para se vender mais carros utilizando a internet. Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.