Uma das missões mais difíceis de uma revenda de veículos é manter o desempenho de vendas e a relação com os clientes em alta. Para isso, existem algumas ações que podem ajudar a manter um bom relacionamento com o cliente e, consequentemente, manter o padrão de vendas e uma das principais ações é a implantação de sistemas de CRM e gestão de clientes.
Mas qual a importância de um software de gestão com foco nos clientes e, ao mesmo tempo, te permita automatizar processos internos do empreendimento? Primeiramente, o registro de informações, seguido por segurança de dados, fácil acesso a informação e a possibilidade de criar atendimentos personalizados para cada cliente.
Os sistemas de CRM possibilitam o registro de quantas vendas foram realizadas em um mês e até mesmo, o registro de atendimentos, sejam eles com fechamento de venda ou não. Nem todos os clientes que foram chegaram até a sua loja finalizaram uma compra e o registro detalhado de cada pessoa que entrou em contato com a sua loja de revenda de veículos é de extrema importância.
Software de Gestão – O cliente
O registro de cada pessoa que entrou em contato com a sua revenda é importante. Seja contatos via telefone, website, hotsite ou pessoalmente. Você precisa saber informações como:
- O cliente deseja comprar ou vender um veículo?
- Qual o veículo exato que ele procura?
- O cliente está com pressa para comprar?
Com essas informações já é possível criar um atendimento personalizado para esse cliente e software de gestão facilitará os próximos contatos caso ele ainda não tenha fechado um negócio.
- Realização de acompanhamento
Toda informação recolhida do seu cliente deve ser usada para os próximos contatos. E esses contatos devem ser realizados periodicamente. Você pode estabelecer, no seu empreendimento, uma regra como ligar para todos os clientes com um certo prazo. Por exemplo: se um vendedor atendeu um cliente, é importante que ele mantenha contato com o cliente periodicamente para mantê-lo informado das oportunidades ou continuar uma negociação.
- Avaliação de contatos
É importante que o empreendedor avalie o motivo pelo qual alguns clientes não fecharam negócio. Caso todas as informações tenham sido registradas no sistema de gestão online, é possível que o empreendedor acesse essas informações através de uma instancia do sistema de gestão online para verificar as informações de cada contato realizado com os clientes.
É possível definir nos sistemas de CRM um campo informando quais os possíveis motivos que uma venda ou negociação não foi concretizada. Logo, o empreendedor pode fazer uma avaliação dessas informações e partir para outras abordagens com o cliente.
Sistemas CRM – porque utiliza-los
Com a utilização de sistemas de CRM é possível criar uma base de dados categorizados, acessíveis e com registros de contatos com clientes. Esses registros podem ser facilmente acessados pelos vendedores e pelo gestor além de contribuir para manter os clientes sob monitoramento e atenção. É uma ótima alternativa para centralizar a informação em um só meio de acesso.
Postamos alguns pontos importantes em utilizar sistemas de gestão de clientes e suas vantagens. Gostou da publicação? Quer saber mais sobre CRM, software de gestão, entre outros? Entre em nosso site e blog e fique por dentro das últimas notícias.
TAGS: GESTÃO DE CLIENTES, REVENDA DE VEÍCULOS, SISTEMAS DE CRM, SOFTWARE DE GESTÃO