O que faz o carro perder valor na hora da venda?

[rank_math_breadcrumb]

O que faz o carro perder valor na hora da venda?

Muitas pessoas associam a revenda de um automóvel a perda de dinheiro. De fato, ao contrário de imóveis que geralmente valorizam, os carros depreciam com o passar dos anos. No entanto, é preciso levar em conta que o brasileiro é um povo que dá muito valor para os usados e com algumas observações corretas, é possível ter um bom retorno nesse tipo de negociação. Não existe uma fórmula mágica, mas sim um conjunto de dicas do que você precisa estar atento e que podem representar um bom dinheiro a mais em cada transação.

Quer descobrir quais são elas? Então leia o post a seguir e confira o que faz o carro perder valor na hora da venda.

Pintura danificada

A pintura mal conservada é um fator que faz o carro perder preço de imediato. Qualquer comprador já vai direto observar se há falhas, riscos, descascados e outros problemas, pois eles saltam aos olhos. Ela também é um indicador de como o antigo proprietário cuidava ou não do veículo. Fique atento: pintura danificada é desvalorização na certa, já uma bem conservada é imprescindível para avalizar o melhor valor possível.

Alterações na estrutura

Muitas pessoas estão aderindo à moda do tunning e acabando fazendo alterações no carro. Elas podem ir de pinturas radicais, rebaixamento na suspensão, rodas diferentes, ou qualquer outra mudança de cunho estético ou estrutural pode não só tornar a revenda lenta, como desvalorizar e muito o veículo. Existem proprietários que acham que isso elevará o preço, pois será uma peça de colecionador ou de outras pessoas que curtem esse tipo de alteração, mas o fato é que o grande público vai preferir modelos originais e mais discretos. Fuja de tudo que possa ter um gosto duvidoso: na hora de vender, o básico é o que sai mais fácil.

Cor

Mesmo com a pintura em dia, algumas cores podem atrapalhar no processo de venda de veículos. É de conhecimento geral que alguns tons como preto e prata tem a melhor saída do mercado, por agradarem a um público maior e terem baixíssimos índices de rejeição. Já tonalidades fortes como vermelho ou dourado podem acabar encalhando, pois não são todos que se sentem à vontade com um carro desse tipo por aí. E o branco e amarelo podem ser um problema, pois muitos desconfiam que esse veículo possa ter sido usado como taxi, pois em diversas cidades esse transporte utiliza essas tonalidades.

Documentação atrasada

Muitos proprietários esquecem, mas a documentação precisa estar em dia para a venda. Tentar negociar o carro com as obrigações em atraso é uma grande causa que leva a perder valor do carro, pois além da quantia a ser paga para deixar tudo legal, há ainda a impressão de que o antigo dono não cuidava direito do seu veículo.

Motor problemático

Outro ponto crucial para que a revenda tenha o melhor valor possível é o motor. Ele é o coração do veículo e todos observam atentamente se ele está suave, se não faz barulhos estranhos, se responde bem à aceleração ou se tem qualquer tipo de anomalia. Estalos e falhas, bem como fumaça preta, fazem possíveis compradores desistirem no ato.

Analisar o histórico do veículo pode ser de extrema valia na hora da revenda. Dessa maneira é possível fugir de carros problemáticos, especialmente com essas características citadas acima. Conseguir um bom usado pode trazer excelentes retornos, no entanto, olhos atentos são imprescindíveis!

Já vendeu ou comprou um usado? Compartilhe suas opiniões e experiências.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Está gostando? Compartilhe

eNTRE EM CONTATO CONOSCO

Vamos ajudar sua agência automotiva, concessionária ou negócio automotivo a decolar. Envie uma mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *