As novas tecnologias têm deixado os carros ainda mais interessantes e inovadores, ampliando muito mais a atratividade do produto automobilístico para os compradores. Além da beleza e do design, os avanços dos instrumentos de engenharia também têm feito com que os veículos ofereçam muito mais segurança, conforto e rendimento ao volante, com aplicações que estão já popularizadas, dos airbags aos freios ABS, da direção elétrica aos sistemas de navegação por GPS, entre muitas outras soluções de alto desempenho.
Contudo, as inovações tecnológicas de agora prometem revolucionar as formas de adquirir os automóveis. Você conhece o conceito chamado bricks and clicks? Então leia a seguir e entenda porque, dentro de alguns anos, você não vai mais comprar seu carro novo como faz hoje em dia.
O aumento do uso de recursos on-line
Não é novidade que as fabricantes de veículos, concessionárias e lojas de carros já empregam vários recursos on-line para mostrar detalhes de lançamentos importantes, facilitar montagens de modelos e pesquisas de acessórios pelos clientes, e até se comunicar com os compradores, de forma que tenham suas dúvidas sanadas e experimentem um atendimento de alto nível, a ponto de promover o fechamento da compra. Mas um novo sistema, denominado bricks and clicks (algo como “tijolos e cliques”, em português), pode mudar o jeito de como se compra os carros nas concessionárias.
Lojas transformadas em locais de entretenimento
Com os apetrechos de informática adaptados dentro da loja, este espaço pode ser diminuído, de maneira que possa ter poucos veículos em exposição e mesmo assim apresentar instalações que sejam adequadas para um atendimento excelente para os clientes. O cliente pode acessar telas e dispositivos diversos, a fim de configurar o veículo de seu interesse com as rodas, cores, materiais e acessórios disponibilizados pelo fabricante, experimentando o resultado por meio de imagens e vídeos.
Com o suporte desses recursos on-line, será possível personalizar o carro do jeito que o cliente desejar, alterando-se diversos aspectos do produto de forma acelerada e muito simples. Logo, os catálogos de fotos abrem passagem para os equipamentos eletrônicos que viabilizam a configuração por cliques, acionados pelos clientes, com auxílio dos atendentes das lojas, a visualização em telas de dezenas de polegadas e altíssima resolução. Dessa forma, os clientes vão montar o automóvel desejado como se estivessem brincando com um joguinho de computador.
Uma nova demanda por mão de obra especializada
A nova ideia permite maior interatividade do cliente com o sistema da concessionária. Porém, os vendedores não poderão trazer apenas as capacitações que oferecem hoje em dia. O bricks and clicks, entre outros recursos on-line que possam se desenvolver a partir desta solução de agora, exigirão atendentes que integrem qualidades gerenciais e que consigam aperfeiçoar um relacionamento ótimo com os clientes. Afinal de contas, o sistema é alimentado anteriormente com as pesquisas que os consumidores fizeram on-line, de modo que o vendedor terá acesso a informações preciosas de quem vai à loja finalizar sua pesquisa para efetuar a compra. Esses dados servirão para que o funcionário seja capaz de montar o perfil da pessoa com muito mais correção, ajudar o cliente a preparar a melhor configuração para suas demandas e gostos, bem como lhe proporcionar uma experiência muito melhor.
A cada época, novos meios e técnicas surgem para melhorar os produtos são consumidos pelas pessoas, mas também para aperfeiçoar suas experiências com esses objetos. Quando você vai comprar um carro novo, você segue diretamente para as concessionárias e lojas de veículos? Em breve, sua experiência de compra poderá mudar. Tem dúvidas disso? Divida-as conosco por meio dos comentários!